Skip Navigation Links

                                                          
 
Heráclito Victória: O Homem, A Loja e o Mito

O Irmão Heráclito Victória nasceu na cidade de Presidente Epitáfio, no Estado de São Paulo, e fora iniciado no Grande Oriente do Brasil em 13 de Março de 1936, e colou o Grau de Mestre Maçom em 15 de Maio de 1936. Fora Venerável Mestre da Augusta e Respeitável Loja Simbólica Tiradentes VI Nº 1553 por duas gestões, bem como era filiado a Augusta e Respeitável Loja Simbólica Sepé Tiarajú Nº 1774 , ambas do Oriente de Porto Alegre.

Mestre Maçom respeitado e reconhecido pela sua humildade, era possuidor da Estrela da Distinção Maçônica, medalha essa concedida aos Irmãos com 35 anos de atividade maçônicas ininterruptas, em 30 de abril de 1993. Em sua carreira maçônica ainda, em 25 de agosto de 1990, é assinada carta assinada por diversos Mestres Maçons indicando o seu nome para concorrer ao cargo de Grão Mestre Adjunto do então GOE-SUL, a qual ele fora um dos fundadores e idealizadores com o nome do Irmão Manoel Soares Leães para Eminente Grão Mestre do GOE-SUL.

A eleição ocorre em Março de 1991 e com a vitória da sua chapa, em 22 de junho deste ano, no Palácio Duque de Caxias, ambos recebem o malhete simbólico das mãos do Irmão Ortiz Mosari Abiz. Nessa sessão estiveram presentes além de autoridades civís e militares, estavam presentes autoridades maçônicas das potências regulares, Lojas diversas, inclusive notórios Irmãos tais como o Irmão Lahorgue Pinto, Grande Secretário do Santo Império do GCERGS, Irmão Fernando Garcia Santaiana de Lima, da Grande Loja da Inglaterra e o Irmão Mário Salomão Sada, outro baluarte da Maçonaria gaúcha e brasileira.

A humildade do Irmão Heráclito Victória era tamanha, que contam os Irmãos de seu tempo, que o mesmo, a ser indicado para receber o grau 33, mais alto grau do Rito Escocês Antigo e Aceito, o mesmo declinou o convite dizendo:  "- Não me sinto preparado ainda para receber tal grau. Ficarei no grau 32 por mais um tempo! "

Em 13 de junho de 1993, passava ao Oriente Eterno o Irmão Heráclito Victória, militar, Venerável Mestre, Fundador do GOE-SUL, Grão Mestre Adjunto, fundador de diversas Lojas, estudioso nato da Arte Real, Grau 32 na maçonaria por opção, mas principalmente uma lenda da Maçonaria gaúcha, um MAÇOM NA PLENITUDE MAIS AMPLA DA PALAVRA.
Em 2011, a Augusta e Respeitável Loja Simbólica Heráclito Victória N. 3168, recebe das mãos do Irmão Evandro Bandeira Lecey, da Augusta e Respeitável Loja Simbólica Arca da Aliança, do Oriente de Porto Alegre uma surpresa única: os paramentos de Grão Mestre Adjunto do GOE-SUL, Irmão Heráclito Victória e hoje estão expostos em local privilegiado e devidamente revitalizados em nosso Átrio.
 
Copyright © 2017 Maçonaria Virtual