Skip Navigation Links


O Rito Brasileiro no Rio Grande do Sul
 
 O Histórico da Aug\ Resp\ Loja Simbólica Arca da Aliança nº 2489, teve o seu início nos primórdios de 25 de janeiro de 1988, com a fundação da Loja na cidade de Pelotas – RS no Rito Adonhiramita, mas tendo seu Oriente na cidade de São Lourenço do Sul. Com o passar do tempo, em virtude de vários Irmãos tendo trocado suas residências para orientes fora do Estado, a Loja veio a abater Colunas.

Por ocasião do 1º Encontro Sul Brasileiro do Rito Brasileiro, que se realizou na cidade de Brusque em 02 de agosto de 2003, tendo sido convidados a participarem do mesmo, o Grão Mestre do GOB-RS o Eminente Ir\ Mário Juarez e Grão Mestre Adjunto Poderoso Ir\ José Nascimento, estando presentes os IIr\ Evandro Bandeira Lecey e e Ernesto Luiz da Silva Lecey, que embora sendo naturais do Rio Grande do Sul, estavam residindo em Florianópolis.

Foi lançado pelo Soberano Grão Primaz Ir\ Nei Inocêncio dos Santos, um desafio para o GOB-RS: que fosse fundada uma Loja do Rito Brasileiro no Rio Grande do Sul, ou seja, que o Rito Brasileiro cruzasse a outra margem do rio Mampituba, que é a divisa entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, com isto o Rito Brasileiro passaria a existir em todos os Estados da Federação Brasileira.Nesse período os IIr\ Evandro Bandeira Lecey e Ernesto Luiz da Silva Lecey presentes no encontro em Brusque, e membros da Loja União da Ilha nº 3372 estavam retornando a residir no Rio Grande do Sul.

Alguns meses após o encontro e estando em Porto Alegre, procuraram o Grão Mestre e a convite do mesmo, com eles esteve presente em uma iniciação na Loja Fraternidade Canoense, fazendo uso da palavra convocou os IIr\ à formarem fileiras para implantarem o Rito Brasileiro, tendo o Grão Mestre solicitado nesta ocasião aos presentes, que estava necessitando de dez Mestres, com a finalidade de organizarem o Rito Brasileiro no Estado do Rio Grande do Sul. Tendo se apresentado vários IIr\, inclusive Ir\ Lairton Ripoll, que por ter sido iniciado no Rito Brasileiro em Brasília (na Loja Guatimozin), se colocava desde já, a disposição para este fim. A semente havia sido lançada em terreno fértil.

Com intuito de agilizar a implantação do Rito Brasileiro, o Grão Mestre resolveu reerguer as colunas da A\ R\ L\ S\  Arca da Aliança nº 2489 no Rito Brasileiro, tendo com isto regularizado vários IIr\ , oriundos de uma obediência não reconhecida pelo GOB, e no dia 3 de agosto de 2004, ou seja, um ano após o Encontro de Brusque, o Rito Brasileiro cruzava o rio Mampituba e firmando seu estandarte no oriente de Porto Alegre no Estado do Rio Grande do Sul.

Foi tentada a implantação dos Graus Filosóficos, que nesta ocasião ficou ao cargo do Ir\ Jarbas Pitaguari, que foi nomeado Delegado do Rito Brasileiro pelo Soberano Grão Primaz Ir\ Nei Inocêncio de Souza.
Como todo o Rito em fase de estruturação, passou por varias dificuldades, com altos e baixos momentos no transcorrer de quatro anos. Tendo sido criada a segunda Loja com o nome de Filantropia e Liberdade, com IIr\ oriundos de obediência não reconhecida pelo GOB.

Durante quatro anos o Rito esteve estagnado, não sendo implantado os Graus Filosóficos. Em maio de 2009 com a posse do Ir\ Flavio André Teixeira Grau 33, como Delegado Litúrgico do Rito Brasileiro para o Rio Grande do Sul, sendo assim fundado os Graus Filosóficos em nosso estado, com a presença do Soberano Grande Primaz Ir\ Nei Inocêncio dos Santos e comitiva. Nesta ocasião foram iniciados no Grau 33 os IIr\ Ernesto Lecey e Evandro Lecey.

Com a fundação dos graus superiores, veio trazer um grande desenvolvimento ao Rito Brasileiro, que ao curso de sua implantação, passou a ter dez (10) Lojas Ativas no Estado sendo:

* Augusta e Respeitável Loja Simbolica Filantropia e Liberdade Nº. 3869 - Oriente de Estância Velha;

* Augusta e Respeitável Loja Simbolica Obreiros do Vale do Taquari Nº. 3167 - Oriente de Lajeado;

* Augusta e Respeitável Loja Simbolica Cruzeiro do Sul Nº. 3980 - Oriente de Bagé;

* Augusta e Respeitável Loja Simbolica Vila Setembrina Nº. 4041 - Oriente de Viamão;

* Augusta e Respeitável Loja Simbolica Heráclito Victória Nº. 3168 - Oriente de Caxias do Sul;

* Augusta e Respeitável Loja Simbolica Sentinela do Piratini Nº. 4271 - Oriente de Dom Pedro Alcântara;

* Augusta e Respeitável Loja Simbolica Guardiões da Arca Nº. 4348 - Oriente de Porto Alegre;

* Augusta e Respeitável Loja Simbolica Campos Elísios  Nº. 3977 - Oriente de Porto Alegre;

* Augusta e Respeitável Loja Simbolica Progresso da Humanidade 
 Nº. 3166 - Oriente de Porto Alegre;

* Ilustre e Sublime Capítulo Rosa Cruz Visconde de Mauá Nº. 77 (Oficina dos Graus 4 ao 18 - Capital);

Ilustre e Sublime Capítulo Rosa Cruz Caminhos da Evolução Nº. 86 (Oficina dos Graus 4 ao 18 - Vale dos Sinos);

Ilustre e Sublime Capítulo Rosa Cruz Lux Veritas Nº. 98 (Oficina dos Graus 4 ao 18 - Serra Gaúcha);
 
* Poderoso Grande Conselho de Kadosh Filosófico Antônio de Souza Netto Nº. 144 (Oficina dos Graus 19 ao 30).

* Colendo Alto Colégio Rui Barbosa Nº. 201 - Ao Clima de porto Alegre  (Oficina dos Graus 31 e 32 - EM BREVE)

Que o Supremo Arquiteto do Universo, possa continuar a derramar suas copiosas bênçãos sobre os Obreiros do Rito Brasileiro.

T\F\ A\

Ernesto Luiz Lecey

Ex Venerável da A\R\L\S\ Arca da Aliança Nº. 2489

Loja Primaz do Rito Brasileiro no RS*

* - 
A\R\L\S\ Arca da Aliança Nº. 2489 hoje não faz mais parte da hall de Lojas do Rito Brasileiro, face ter migrado para o Rito Escocês Antigo e Aceito.
Copyright © 2017 Maçonaria Virtual